quarta-feira, 22 de julho de 2009

Forma 2.0 para postar no twitter pelo Opera

Dei uma pesquisada por uma forma prática de se postar no twitter.

Tá certo que para windows e mac há boas opções, e o próprio twitter sugere algumas, mas para Linux nem tanto. 

Há boas extensões para firefox, bem como widgets para o Opera. Mas ainda não alcançaram o nível de praticidade que eu estava procurando. Não queria ter mais uma aplicação rodando só para este fim.

Enfim cheguei em uma solução ideal para mim, e que também serve para quem usa Opera... Basta, na sua home do twitter, clicar com o botão direito dentro da caixa de texto, aonde você digita seus posts. Aparecerá a opção "Criar Busca...".


Depois, no diálogo que aparece, basta colocar uma palavra chave. De preferência a mais curta possível, para facilitar o uso. No meu caso, minha palavra chave é simplesmente a letra "t".
 


Para ficar ainda mais chique, clique em "Detalhes" neste diálogo e edite o campo "Texto buscado". Remova as partes inúteis ("&in_reply_to_status_id=&in_reply_to=") e complete o "source=", deixando assim: "source=Opera", ou substitua o "Opera" como preferir.   

Agora os modos de uso... No Opera você tem inúmeras formas de usar as buscas personalizadas que criou.

A mais simples é na caixa de endereços, acrescentando a palavra chave antes do texto a ser enviado. É neste uso que uma palavra chave curta é interessante.

Também podemos usar como busca padrão do speedial, ou selecionando o twitter na caixa de busca padrão.

Há ainda outra opção, que é acrescentar a busca em alguma barra de ferramentas, em Ferramentas > Aparência > Botões > Pesquizas. A arraste a pesquisa para a barra de ferramentas que preferir.


Aqui ficou assim:


A grande vantagem desse método é que as buscas que você cria no Opera ficam sincronizadas com sua conta do Opera Link. Ou seja, é uma solução que funciona em qualquer máquina e sistema operacional em que você sincronizar sua conta do Opera Link.

Dá pra ser mais fácil que isso?

Claro, essa dica depende do Opera, mas se você não usa Opera... Bem, gosto não se discute, se lamenta.
 



Nenhum comentário: