terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Chrome OS não foi feito para você!

Fiquei com vontade de contar sobre esse artigo que saiu no GDH. Mas lendo os comentários desviei minha atenção para um assunto mais importante, que tem sido pouco e mau explorado pela comunidade GNU/Lunix.  

Eu nem vou discutir o artigo pois o cara colou suas ideias com cuspe!!! O Chrome OS não tem nada a ver com essa história que o cara colocou. Mas é bom ler o artigo pois ele sintetiza bem alguns equívocos que vêm circulando ultimamente. 

Para mim a questão de fundo do artigo é a compatibilidade de bibliotecas gráficas. Esse é um assunto espinhoso, que precisa ser melhor resolvido, e RÁPIDO. Nesse sentido, o artigo foi um tiro pela culatra.

Eu quero chamar a atenção para outra coisa. Essa fantasia de que o Chrome OS (COS) vai brigar por uma posição entre os sistemas de desktop. Ele é um sistema para NETBOOKS, focado num usuário absurdamente simples.

O Chrome OS não foi feito para atender a nenhum de nós aqui... Ele foi feito para atender a sua vó, a sua priminha de 6 anos, ao seu vizinho orkuteiro, cujo único idioma fluente é o miguxês... Toda essa massa, que deve corresponder a 90% dos usuários de internet (chutando), que nunca acessaram o GDH.

Enfim, usuários de windows, que usam um pc de R$ 1.000,00 ou R$ 1.500,00. Mas, se tudo der certo e máquinas com o Chrome OS se massificarem, poderão comprar um hardware de R$ 500,00 e fazer as mesmas coias que faziam antes. Só que com mais segurança.

Acho que vcs estão pensando no usuário errado, no hardware errado, e não entenderam a idéia do Google.

A Microsoft é "dona" do mercado de PCs, então, acho que a estratégia do Google é mudar as regras do jogo e criar um novo mercado. Se tudo der certo, as coisas vão mudar mais do que vcs estão pensando.

Para nós, de usuários avançados para cima, as coisas não iriam mudar muito. Provavelmente melhorariam, mas continuaremos em nosso canto, sendo uma minoria.

Ou alguém aqui acredita que nossa evolução irá convergir num futuro próximo para uma sociedade planetária de nerds vulcanianos. Quem acredita nisso deve estar a muito tempo sem assistir tv aberta aos domingos.

4 comentários:

Cleiton disse...

Cara, muito boa sua visão. Esclarece as coisas. Gostei do blog. Virei seguidor..

cybertoddy disse...

Valeu Cleiton. Legal que mais alguém goste desse ponto de vista. Tenho visto muitas discussões inúteis por ai sobre o Chrome OS. As pessoas tem que manter o foco e raciocinar no que, de fato, essa iniciativa do Google vai influenciar na comunidade.

Anônimo disse...

O mais interessante é que vc não entende bulhufas pra vir falar desse jeitinho arrogante e idiota...

Que pessoa horrenda!

cybertoddy disse...

Cuidado cara... Não vá ter pesadelos comigo :)