terça-feira, 28 de abril de 2009

Kubuntu 9.04: A democratização do Desktop 3D

Atualizei meu Kubuntu para a versão atual, 9.04. Tenho de dizer que está está sendo uma das melhores experiências que já tive com uma distribuição... ainda é pinto, se comparado a evolução que o Kurumin 7 foi em sua época, só para citar um exemplo. Mas de fato, há tempos que não me empolgava tanto.

Mas o maior destaque nesta versão do Kubuntu é o desempenho do KDE 4... Tá vuando! 

Como o Composite do KDE4 está aos poucos implementado alguns plugins do Fusion, até o cubo da área de trabalho agora é recurso nativo do KDE 4, sem ser necessário nada adicional, sem Fusion nem nada. Agora é mais fácil ter um desktop 3D em máquinas realmente modestas.

No meu notebook, por exemplo (Noteboot Dell Vostro 1000, Sempron 2600), eu tinha de escolher entre cubo, transparências ou assistir um vídeo... Um de cada vez. Agora, mesmo usando o driver livre para ATI, não o proprietário, posso usar tudo isso junto e com um desempenho superior a cada um isoladamente, na versão anterior.

Infelizmente, o driver proprietário  da ATI nesta versão ainda não é compatível com a minha máquina.

 De fato, para mim,  o suporte a wireless melhorou como eles anunciaram; minha placa antes era instável, mas agora esta numa boa. O Jokey se ofereceu para instalar o driver proprietário e também uma versão livre. Essa foi a única configuração pós instalação necessária. Todo o resto funcionou de prima, até as teclas de função do notebook.

E o tal do novo sistema de notificação realmente é uma sacada ótima, adorei. As vezes parece que ele está meio atrasado em  relação ao processo que está "noticiando", mais esses detalhes são melhorados com o tempo. Convenhamos, se eles conseguiram fazer funcionar com uma penca de projetos independentes em GTK+ (e muita gente apostou que ia dar merda), não há de ser difícil no multiverso Qt. Não programo nessas linguagens, mas minha experiência como usuário me permite dar esse chute. Os programas em Qt me parecem bem mais harmônicos em termos de interface... Wherever.

Em termos de usuário iniciante, eu acredito e ninguém me tira da cabeça, que o KDE 4 é bem mais acessível, agradável e cativante que o Gnome. Mas esta versão deixou um furo terrível... Removeram aquela interface simplificada para instalar e remover programas. Na minha opinião, ela é a pedra fundamental para o usuário iniciante começar a se aventurar pelo sistema.

Essa ferramenta era chamada de Adept-alguma-coisa, que não me lembro exatamente, mas agora ele á chamada de gnome-app-install

Vai uma screen:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Tudo que aparece na screen vem por padrão, até o widget para as tirinhas do malvados.com.br

Os monitores de Temperatura, HD e CPU funcionaram de cara. Mas teve outra escorregada... as partições não montam automaticamente, até ai tudo bem, mas esqueceram de incluir um utilitário para configurar as partições, ponto de montagem, etc... Sugiro este: pysdm

Opa, quase esqueci... O Kubuntu, desde de sempre, não trás o firefox instalado por padrão, mas isso é fácil de resolver pelo gnome-app-install.

QuickPost Quickpost this image to Myspace, Digg, Facebook, and others!


2 comentários:

Guilherme disse...

então tem o novo sistema de notificação no kubuntu? :D achava q era so ubuntu, vou ter q dar uam olhada nisso =)

desde q saiu o kde 4.1 não suporte masi distro com gnome, kde4, apesar de respeitar q não pensa assim, é o melhor desktop. O kde 4.2 é mais perfeito assim, mas admito q nem pra todo mundo =)

cybertoddy disse...

Ele e integrou muito bem ao KDE... mensagens do sistema, mover arquivos, conexão da rede wireless, avisos do kopete... tudo com o novo sistema de notificação.

há melhorias a fazer, tipo, os avisos do kopete (de contato online) não traz mais a foto do contato...

Gostaria de algum feedback do sistema de notificação do no Gnome.