sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Criando um Kokar no Kurumin NG, Ubuntu ou outros derivados do Debian

Primeiro... o que é um Kokar?

Kokar era o nome dado a um recurso existente nas versões anteriores do kurumin. Ele permitia instalar, em uma determinada máquina, um conjunto básico de complementos ao sistema. Sem depender de uma conexão com a internet nesta máquina.

Esses complementos eram na verdade um subconjunto dos ícones mágicos do kurumin. Quando se fala em kokar devemos lembrar que existem dois tipos. Um é o kokar feito pelos desenvolvedores do kurumin e disponível para download junto com a iso do sistema. O segundo tipo é o kokar gerado pelo próprio usuário, através de um dos scripts do sistema. 

Um kokar, de ambos os tipos, é apenas uma cópia dos pacotes e demais instaladores, além dos índices de repositório. Instalar um kokar é simplesmente copiar essas coisas para o seu devido lugar no seu sistema. 

No Kurumin NG 8.06, versão atual do kurumin, um novo sistema de ícones mágicos ainda está em desenvolvimento. Por esse motivo, ainda não faz muito sentido se falar em um Kokar oficial (do primeiro tipo). 

Mas nada impede que vc crie o seu próprio. Se vc tem acesso a uma máquina com internet, então pode usá-la para gerar o seu kokar. Deste modo, tudo que já foi instalado nesta máquina poderá ser replicado em outras.

No kurumin NG ou em outros sistemas que utilizem o sistema apt, como Ubuntu, Debian e derivados, para gerar um kokar, basta copiar o conteúdo de três pastas:

/var/cache/apt/arquives (pacotes deb e outros instaladores baixados pelos ícones mágicos)
/var/lib/apt/lists (configuração dos repositórios)
/etc/apt (índices dos repositórios)

É uma boa idéia atualizar o sistema antes. Pois assim, as máquinas aonde vc instalar o kokar também serão atualizadas. 

Depois, pode-se gerar uma iso de cd ou dvd dessa cópia. A única vantagem disso é compactação. Então, se a cópia das pastas que citei não encher um cd, ou se vc for usar um dvd, não é necessário criar a iso.

Para criar a iso, supondo que vc copiou tudo na pasta "dir_copias", use o comando a seguir:

mkisofs -pad -l -r -J -v -V "Kokar" -hide-rr-moved -o kokar.iso dir_copias

Isso gera um o arquivo kokar.iso, que pode ser gravado em um cd. Depois de copiar esses arquivos para os respectivos lugares, seu kokar está instalado. 

Agora, vc já pode instalar, sem conexão com a iternet, os programas que já haviam sido instalados na máquina onde o kokar foi gerado.



Nenhum comentário: