Esse papo não é novo, mas agora é que está "pegando".
Mobile codes é uma forma de driblar a dificuldade de se digitar nos tecladinhos dos telefones.
Veja a dica orignal aqui:
http://www.gdhpress.com.br/blog/mobile-codes/
Trecho, com adaptações:
"mobile codes são códigos de barra bidimensionais que podem incluir links, endereços de e-mail ou mesmo pequenos blocos de texto. O mobile code é capturado usando a câmera do celular, através de um leitor instalado, que exibe a informação e oferece uma ação relacionada a ela (abrir no navegador, adicionar aos contatos, etc.)."
Este é código com o link do blog:
Uma boa referência que encontrei é o www.i-nigma.com
O leitor deste site possui uma lista bem maior de aparelhos compatíveis, e tem um visual mais "pop". O download que é duro, quase 500K!
Mas o gerador de códigos deste site eu achei melhor que o da Nokia, citado na dica acima.
Para baixar o i-nigma, acesse: www.i-nigma.mobi
PS: Este endereço não aceita o Mini Opera.
O leitor da Kaywa (também citado na dica acima) tem um download bem menor, cento e poucos kb. O visual é mais limpo, e tem até uma função ou outra a mais que o i-nigma. Neste caso, meu aparelho (W200i) não constava na lista de hardware compatível, mas resolvi testar. Escolhi o aparelho mais similar da lista (W300i) e funcionou perfeito.
Nos testes que fiz, o i-nigma sempre reconheceu os códigos de prima. Já o kaywa, falhava várias vezes, tendo de repetir a captura (foto).
Ambos funcionam muito bem com links web. Além disso, eles se mostraram bem úteis para adicionar contatos, e o kaywa ainda dá a opção de enviar um email para um endereço lido.
Agora, se o código for um texto qualquer, em ambos, só é possível visualizá-lo. Não dá pra salvar, editar e nem usar pra nada... só dá pra ler na hora... tipo, mensagem secreta.
Para gerar os códigos, tanto no site da i-nigma, como no site da nokia, existem dois tipos: "Data Matrix" e "QR Code".
Eu achi o segundo tipo mais bonitinho e mais fácil de enquadrar, na hora de bater a foto.
terça-feira, 29 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário